Aumentar o tamanho da fonte Diminuir o tamanho da fonte Resetar o tamanho da fonte
Ir para a primeira página Dúvidas frequentes

Enem 2016 - Passo a passo > Caderno de questões

CADERNO DE QUESTÕES

Antes de iniciar a prova, o Participante deve verificar se o caderno de questões contém a quantidade de 45 questões indicada no Cartão-Resposta.

Dicas

- O Participante deve marcar no Cartão-Resposta a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões e, ainda, transcrever a frase apresentada na capa do caderno de questões.

- As Folhas de Rascunho e as marcações assinaladas nos Cadernos de Questões não são consideradas para fins de correção.

PROVA DE REDAÇÃO

A prova de discursiva será realizada no segundo dia do Enem, 06 de novembro, junto com Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O tempo de duração total será de 5h30.

A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores. O Participante deve desenvolver uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural.

O que dá nota zero na redação:

- Não atender a proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo;

- Entregar a folha de redação sem texto escrito;

- Escrever até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo;

- Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;

- Desrespeito aos direitos humanos;

- Parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

As linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas.

Dicas

O texto dissertativo-argumentativo é um texto opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto.

Nele, a opinião do autor é fundamentada com explicações e argumentos.

O texto é dissertativo porque disserta sobre um assunto, descreve-o e explica-o. É também argumentativo porque defende uma opinião e tenta convencer e cativar o leitor com argumentos.

PROVA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

No segundo dia de provas, 06 de novembro, o Participante deve responder a cinco questões de língua estrangeira, conforme a opção escolhida no momento da inscrição: Inglês ou Espanhol.

Não é permitido trocar a opção no momento da prova. A alteração na opção de língua estrangeira foi permitida apenas durante o período de inscrição.

Se o Participante tiver dúvidas, deve conferir no Cartão de Confirmação da Inscrição, no qual está registrada a escolha de língua estrangeira feita pelo Participante.